Janeiro branco: o que é e como cuidar da sua saúde mental!

Publicado: 13/01/2022

Fonte: Affix

O primeiro mês do ano é dedicado aos cuidados da mente, então confira 5 dicas para melhorar sua qualidade de vida

Cuidar da saúde é também cuidar da mente. Com a pandemia, ficou claro a importância da saúde mental, tanto no trabalho, quanto em nossas vidas. O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar atenção da população para os cuidados com a mente.

No Brasil, segundo a pesquisa “Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental da População Brasileira”, conduzida pelo Ministério da Saúde, 86,5% dos entrevistados disseram sofrer de ansiedade, 45,5% de estresse pós-traumático e 16% de depressão em sua forma mais grave.

Saiba mais sobre o que é saúde mental, principais doenças e transtornos relacionados, os impactos da saúde mental na pandemia e dicas para melhorar sua qualidade de vida, lendo o conteúdo abaixo que preparamos para você.

  • O que é saúde mental?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Ou seja, ela é a forma como você reage às exigências da vida, sabendo lidar com suas emoções e frustrações.

Situações difíceis podem afetar a sua saúde mental, aumentando os níveis de ansiedade. Uma conta que você não consegue pagar ou um problema de saúde são situações cotidianas que trazem insegurança e medo para qualquer pessoa. Reconhecer seus limites e buscar ajuda profissional quando necessário são os primeiros passos para manter sua saúde mental.

  • Principais doenças e transtornos mentais

Dados da OMS informam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. São aproximadamente 12 milhões de brasileiros sofrendo de depressão, equivalente a 5,8% da população. Além disso, ele ocupa o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade, são 20 milhões de brasileiros afetados, o que representa cerca de 9,3% da população.

Quando essas doenças e transtornos mentais não são tratados, podem resultar em suicídio. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de mortes de jovens no país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a maior incidência de mortes por suicídio está na faixa etária que vai de 21 a 30 anos.

  • Impactos da saúde mental na pandemia

A pandemia trouxe insegurança, isolamento social, medo do contágio da doença, além de preocupações para o brasileiro. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano de 2020.

A saúde mental ainda é tratada como tabu na população brasileira, por isso a importância da campanha Janeiro Branco na promoção de debates sobre o tema, a fim de implementar uma cultura na sociedade para aderir aos cuidados e prevenir essas doenças e transtornos.

  • 5 Dicas para melhorar a sua qualidade de vida

1 – Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;

2 – Viva intensamente seus momentos em família e reforce seus laços de amizade;

3 – Pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável;

4 – Invista na qualidade do seu sono;

5 – Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional.

Compartilhe também: