Entenda
seu reajuste

Saiba mais sobre o seu reajuste

Está nos valores da Affix a transparência em suas relações sólidas e duradouras.
Como sua administradora de benefícios estamos ao seu lado, antes da compra e durante a gestão do seu plano de saúde. Por isso, criamos esse material para te ajudar no entendimento do tema reajuste, tirar todas as suas dúvidas.

O valor final de um plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos. Os índices de reajustes que estão sendo divulgados nesse ano, tiveram forte impacto da pandemia de Covid-19.

Dessa forma, não se pode analisar os percentuais calculados para os reajustes de 2022 sem considerar o contexto e os movimentos atípicos no setor de planos de saúde nos últimos dois anos.

ENTENDA O QUE ACONTECEU EM 2021

Os índices de reajuste dos planos refletem o comportamento das despesas assistenciais no ano anterior. Em 2020, houve uma queda na demanda de serviços de saúde. Em 2021, entretanto, o cenário foi diferente. Aconteceu uma retomada gradativa da utilização dos serviços e aumento dos custos no setor que sofreram com a influência do maior período inflacionário desde 2003.

Segundo a Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), a retomada dos procedimentos adiados em 2020 se acumulou com a segunda onda de Covid-19. Um levantamento feito pela Associação apontou um aumento recorde de 23,9% nos custos dos planos de saúde em 2021, quando comparado a 2020. Por outro lado, a receita do pagamento das mensalidades dos benefícios cresceu em ritmo menor, de 9,2%.

Em contrapartida, durante a crise sanitária de Covid-19, cresceu significativamente o número de beneficiários em planos de saúde. Em março de 2022, por exemplo, o setor tinha 49,1 milhões de usuários em planos médico-hospitalares e 29,3 milhões em planos odontológicos.

Isso impacta diretamente na taxa de sinistralidade dos planos de saúde que é um dos mais importantes indicadores, pois são a quantidade de serviços médicos utilizados pelos beneficiários. No ano passado, essa taxa chegou a 86%, maior índice divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desde 2001.

Beneficiários
em Março de 2022

49.074.356

Beneficiários em planos de saúde, aumento de 2,60% em 12 meses

29.357.656

Beneficiários em planos exclusivamente odontológicos, aumento de 7,62% em 12 meses.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Receitas e Custos

Recebimentos de pagamentos dos beneficiários (contraprestações) e valores pagos a fornecedores e prestadores assistenciais (R$ MM).

Contraprestações
16.516
Pagamentos
14.547

Fonte: Amostra de operadoras da RI/ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Dados referentes a abril de 2022.

Procedimentos Médico-Hospitalares

1,6 BILHÃO

De consultas, exames, terapias, cirurgias e internações em 2020.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

INFLAÇÃO MÉDICA

27,7%

foi a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH/IESS), para um conjunto de 688,9 mil beneficiários de planos individuais, nos 12 meses terminados em setembro de 2021 relativamente aos 12 meses terminados em setembro de 2020.

Fonte: Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS)

Crescimento no número de Beneficiários

Beneficiários de planos de assistência médica durante a pandemia (em milhões de pessoas)

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Beneficiários por Tipo de Contratação

Total de beneficiários:

49.074.356

Dados: Março/2022

2021/2020

Autorizações para
Exames e Terapias

Evolução de autorizações emitidas para exames e terapias em relação ao mesmo período dos anos anteriores.

Fonte: ANS/RI, maio de 2022. Nota: Mediana da amostra de 49 operadoras que responderam à RI de dezembro de 2021.

2021

Ocupação de Leitos Geral

Evolução da taxa mensal de ocupação de leitos geral (comum e UTI)

Fonte: ANS/RI, maio de 2022. Nota: Taxa de ocupação informada por operadora, ponderada pela respectiva quantidade de leitos. Informação referente ao total de leitos dos hospitais da rede própria, sem exclusão de nenhum tipo de leito.

POR QUE
O REAJUSTE
ACONTECE

O objetivo é equilibrar as despesas das operadoras e manter a qualidade de atendimento e cuidado do seu plano, para que você e sua família não fiquem desprotegidos.

Além disso, com o reajuste a operadora pode ampliar coberturas, medicamentos, além de usar o dinheiro para investir em novas tecnologias.

TIPOS DE REAJUSTES

REAJUSTE POR FAIXA ETÁRIA

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) classificou 10 faixas etárias considerando os riscos de saúde para cada grupo. Assim, quando o beneficiário do plano entra em uma nova faixa, no mês seguinte o plano é reajustado automaticamente. Esse reajuste está previsto em contrato e respeita as regras do Estatuto do Idoso e os regulamentos da ANS.

REAJUSTE ANUAL

Esse tipo de reajuste acontece a cada 12 meses, entretanto nos planos coletivos são reajustados no mês de aniversário do contrato entre a Affix, a Operadora e a Entidade de Classe participante. Nesse caso, não são necessariamente 12 meses após a sua contratação. Por exemplo, você pode ter contratado um plano coletivo no mês de maio e ter o reajuste desse contrato no mês de agosto.

É importante ressaltar que esses reajustes podem acontecer ao mesmo tempo, caso você mude de faixa etária no mesmo mês do reajuste anual.

Como é calculado cada reajuste?

O reajuste por faixa etária é definido por cada operadora e reflete a frequência de utilização do plano e os custos das assistências que aumentam com o passar dos anos. Esses percentuais estão informados na Proposta de Adesão.

No caso do reajuste anual dos planos individuais é a ANS que analisa os indicadores do mercado para determinar o percentual máximo que pode ser aplicado.

Já nos planos coletivos, que são os planos administrados pela Affix, segue outras regras de reajuste previstas no seu contrato: o índice é negociado anualmente com a operadora. De um lado, a operadora analisa a Variação dos Custos Médicos Hospitalares (VCMH), o equilíbrio entre as despesas e as receitas médicas do plano, além das exigências da ANS para a ampliação de coberturas, medicamentos e investimentos.

Do outro lado, a Affix como a administradora do seu plano, acompanha mês a mês o desempenho da sua operadora e os indicadores de mercado para propor soluções que mantenham o equilíbrio do contrato. Assim, negociamos o menor índice de reajuste possível para você!

REAJUSTE X INFLAÇÃO
ÍNDICES DE INFLAÇÃO

Variação de preços de insumos como alimentação, vestuário, educação, transporte, etc.

REAJUSTE DOS PLANOS DE SAUDE

Variação das despesas em saúde +
Frequência de utilização do plano +
Incorporação de novas tecnologias

CUSTOS DO SETOR

Preços dos Procedimentos

Quantidade de Procedimento

Tipos de Procedimento

Como a Affix
pode me ajudar
quando o assunto
é reajuste?

A Affix busca sempre defender os interesses de seus beneficiários junto as operadoras de saúde, inclusive quando o assunto é reajuste.

Compreendemos que o reajuste pode causar alguns impactos em seu orçamento e, por isso, a Affix realiza ampla negociação com a operadora de saúde buscando o menor índice possível. Além disso, a Affix possui diversas alternativas para te auxiliar a continuar com um plano de saúde com qualidade e que caiba no seu orçamento.

Canais de Atendimento

Nossa Central de Relacionamento está preparada para ofertar alternativas na continuidade dos serviços de assistência médica, através do telefone 0800 608 1020 - de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h (exceto feriados).

Pagamento Parcelado

Sabemos da importância de ter um plano de saúde, por isso apoiamos nosso cliente para que ele não fique sem um convênio médico em nenhum momento. O cliente Affix pode parcelar um ou mais boletos, de acordo com o seu perfil, no cartão de crédito de forma rápida, fácil e segura por meio da nossa Chatbot Hannah.

Novas opções de planos coletivos

A Affix é uma especialista na gestão de planos coletivos por adesão e podemos te oferecer outras opções de planos mais vantajosas e que estejam de acordo com o seu perfil. Entre em contato com a nossa equipe, caso haja interesse. Confira a disponibilidade para a sua região.

Ficou com dúvidas?

Se ainda tem dúvidas referente ao seu reajuste, acesse nossa página de Dúvidas Frequentes

Affix. Todos os direitos reservados © 2022.