Affix apoia campanha de Setembro Amarelo

Publicado: 30/09/2021

Fonte: Site da Empresa

A administradora realizou uma palestra para seus colaboradores e líderes sobre o tema

A campanha Setembro Amarelo alerta para a importância da prevenção ao suicídio. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, são registrados cerca de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

As razões que levam uma pessoa ao suicídio são muito diferentes. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A primeira medida preventiva é a educação e conscientização. Por muito tempo, falar sobre suicídio era um tabu e havia medo de se falar sobre o assunto. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil. Mas é necessário falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

Por isso, a Affix realizou duas palestras com a Psicóloga Daniela Facchinetti. A primeira, que aconteceu na segunda feira, era exclusiva a liderança e falava sobre o tema “O que o líder pode fazer por sua equipe?”. A segunda, realizada hoje, foi dedicada aos colaboradores e tinha como foco: “Como lidar com minhas emoções de forma mais saudável”. A Psicóloga Daniela Facchinetti possui mais de 20 anos de experiência na área atuando com psicologia clínica e organizacional. Além disso atua há 7 anos como professora de pós-graduação na matéria Planejamento de Vida e Carreira. As duas palestras foram feitas de forma remota e tinha como foco debater sobre saúde mental na pandemia, dando dicas de prevenção, de como identificar os sinais e como tratar eles. A Affix apoia e incentiva a campanha do Setembro Amarelo!

 

Compartilhe também: