X

Blog Affix

Setor de saúde inicia o ano de 2022 com destaque em planos coletivos empresariais

Affix - Blog - Dados ANS de Março

Com marca histórica de 33,7 milhões de usuários em planos de saúde empresariais, atualmente 7 em cada 10 beneficiários estão nesse tipo de contratação

Dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), referente ao mês de janeiro de 2022, confirmam crescimento do setor que iniciou o ano mantendo 48,9 milhões de beneficiários em planos de saúde e 29,2 em planos odontológicos. Destaque para os planos coletivos empresariais que alcançaram a marca histórica de 33,7 milhões de beneficiários em planos de assistência médica. Esse número representa 69% do total de usuários em planos de saúde, ou seja, quase 7 em cada 10 beneficiários estão nesse tipo de contratação.

Esse aumento no número total de beneficiários em planos de saúde está sendo influenciado pelo resultado dos planos coletivos empresariais, que são aqueles oferecidos como benefício pelas empresas aos seus colaboradores. Esse tipo de contratação teve sua maior marca desde o início do acompanhamento feito pela ANS, em 2000. Esse crescimento só foi possível devido criação de empregos formais, o bom desempenho do mercado de trabalho e a volta da confiança por parte dos empregados e empregadores.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em janeiro de 2022, o número de vínculos nos planos coletivos empresariais (33,7 milhões) representava cerca de 82% do estoque de empregos formais (41,3 milhões). Em relação a 2020 até 2021, o Brasil teve saldo positivo de 2,7 milhões em empregos formais. Com esses dados, é possível entender que há um aumento da confiança neste momento de recuperação de empregos.

No período de um ano, segundo a ANS, o crescimento de usuários em plano de assistência médica foi de 3,06% – 1,4 milhões de beneficiários. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, o crescimento foi de 2,4 milhões de usuários, o que representa 9,04% de aumento no mesmo período. Esses dados também revelam que com o avanço da vacinação no país e retorno gradativo das atividades econômicas, a tendência é de continuar aumentando o número de beneficiários em planos de saúde, em especial dos coletivos empresariais, nos próximos meses.