Saúde Bucal: por que ela é importante para a saúde?

Publicado: 17/11/2021

Fonte: Site Affix

A falta dela pode trazer doenças sérias e comprometimento de alguns órgãos, saiba mais sobre o assunto

A saúde bucal vai muito além de ter um sorriso bonito. Os dentes, a língua e a boca desempenham atividades essenciais para a nossa vida.  Segundo uma pesquisa do IBGE, 89% dos brasileiros realizam a higienização da boca menos de 2 vezes por dia, enquanto o fio dental, escova e creme dental são usados por apenas 53% da população. Esses dados refletem um sério problema, pois a falta de cuidados com a saúde bucal pode trazer danos a todo o organismo.

A boca é a porta de entrada para a maioria dos vírus e bactérias que existe, além de ser um local de infecções como periodontite, abscessos e cáries. Uma boca saudável, ainda, pode auxiliar na prevenção de doenças como diabetes, obesidades, inflamações e doenças do coração, entre outras. Além disso, o simples fato de não escovar os dentes, pode não só levar às cáries, como a doenças periodontais (gengivite) e, até mesmo, condições mais graves como câncer de boca.

Como cuidar da saúde da boca?

  • Limpeza diária: é preciso escovar os dentes e a língua utilizando uma escova macia e com movimentos gentis e circulares. Além disso, pelo menos uma vez ao dia, é necessário usar o fio dental para retirar os alimentos que ficam entre os dentes
  • Avaliações periódicas: é importante estar em dia com as consultas de rotina ao dentista fazendo avaliações semestrais com ele. Além disso, é recomendado uma ou duas vezes por ano realizar uma limpeza profissional para retirar o tártaro e as placas mais profundas.
  • Dieta equilibrada: é bom evitar alimentos ricos em carboidratos, pois eles nutrem as bactérias que vivem em nossa boca, além de doces, como balas, pirulitos e chicletes, porque permanecem mais tempo nos dentes. Você pode dar preferência a alimentos ricos em cálcio, vitamina D e C, ferro, zinco e ácido fólico. Eles são essenciais para a saúde e manutenção dos dentes e gengiva.
  • Hidrate-se: beber água ajuda na limpeza da boca e dentes, além regular a produção de saliva, equilibrando assim o PH da região.
  • Não fumar: o cigarro causa vários problemas na boca e no resto do corpo. Ele contribui para a formação de tártaro, cáries, dentes manchados, mau hálito, doenças bucais como câncer de boca e faringe, que são as mais comuns em fumantes.

A Affix possui parcerias com as operadoras odontológicas Metlife, OdontoGroup e Dentalpar para que você possa cuidar da saúde do seu sorriso sem preocupações. De acordo com a necessidade de cada um, você pode contratar nossos planos e ter segurança e tranquilidade para sorrir todos os dias!

 

Compartilhe também: