Números do setor de saúde mantem crescimento mesmo em cenário desafiador na economia

Publicado: 11/11/2021

Fonte: Site da Empresa

Dados divulgados pela ANS informam 48,5 milhões de usuários em planos de saúde e 2,5 milhões em planos odontológicos

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou na sexta-feira passada os números de beneficiários em relação ao mês de setembro. Há 48,5 milhões de usuários em planos de assistência médica e 28,7 milhões em planos exclusivamente odontológicos. Nos planos médico-hospitalares, em um ano, houve aumento de 3,3%, equivalente a 1,5 milhões de usuários. Já nos planos odontológicos, o crescimento do período foi de 9%, o que equivale a um aumento de 2,5 milhões de beneficiários.

A pandemia trouxe uma visibilidade para o setor de saúde e, consequentemente, um desejo maior por um plano. De acordo com a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), para 81% das pessoas entrevistadas a preocupação com o acesso a tratamentos de saúde aumentou após a pandemia. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, 69% dos entrevistados consideram o plano de saúde como uma segurança em momentos de necessidades.

Hoje, ter um plano privado de saúde é o terceiro bem mais importante para o brasileiro, depois de moradia e educação, segundo pesquisa do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Mas isso é algo somente para 25,04% da população brasileira. De acordo com o IESS, comparando 2015 e 2019, o número de beneficiários caiu de 50,1 milhões para 47,1 milhões, queda de 5,7%. Esses movimentos de saída ou perda de beneficiários de planos de saúde são, principalmente, reflexos da economia brasileira, que durante os quatros últimos anos, reduziu o número de empregos formais.

Entretanto, o número de beneficiários em planos de saúde atualmente é o maior em cinco anos. E a Abramge, Associação Brasileira de Planos de Saúde, estima que até o final do ano de 2021 haverá um crescimento de 2,5%, com o número de beneficiários atingindo a marca de 48,8 milhões, o que indicaria intensificação da recuperação do setor de saúde.

Paralelamente, a Affix segue trabalhando para ampliar o acesso à saúde para que mais brasileiros tenham serviços de qualidade e eficiência. Nossa missão é cuidar das pessoas e fixar benefícios reais para elas. E é por essa razão que possuímos 8 anos de atuação e experiência, além de contar com a parceria de 44 operadoras em 20 regiões do país. Apesar dos tempos desafiadores, a Affix está cada vez mais preparada e em constante expansão.

Compartilhe também: