Qual a importância da vacinação?

Publicado: 14/07/2021

Fonte: Site da Empresa

As campanhas de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe estão sendo feitas em todo o Brasil desde o começo do ano. É um assunto de extrema importância e que está em alta. Infelizmente, também tem aumentado o número de informações falsas sobre esse tema. Por isso, a Affix preparou esse conteúdo para te ajudar a entender melhor a importância da vacinação.

  • Por que precisamos nos vacinar?

As campanhas de vacinação são responsáveis por erradicar ou diminuir a existência e a reprodução de diversas doenças como o sarampo, a varíola e a poliomielite (paralisia infantil), entre outras doenças. O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu amplo programa de imunização, que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas que não estão vacinadas podem contrair doenças e transmitir para outros indivíduos que também não foram vacinados. Essa transmissão acontece de forma rápida e descontrolada. Um exemplo é a pandemia que estamos vivendo causada pelo coronavírus que possui uma taxa de transmissão muito alta.

A vacina protege você como indivíduo e, também, as pessoas ao seu redor, evitando que a doença se espalhe. Quando há uma quantidade suficiente de pessoas imunes ao vírus podemos considerar que a doença está controlada, pois o vírus não consegue mais se transmitir.

  • Quais campanhas de vacinação estão sendo aplicadas?

Há duas campanhas de vacinação feitas simultaneamente neste ano no país (gripe e COVID-19). O calendário de vacinação depende de cada cidade e estado, por isso procure o posto de saúde mais próximo da sua casa para maiores informações ou acesse o site do governo estadual do seu estado. A orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra o coronavírus seja priorizada nos grupos prioritários e, após receber a dose, aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

  • Vacinação contra a gripe comum (influenza)

A gripe é uma doença extremamente contagiosa e que pode acarretar diversos sintomas como tosse, febre, falta de ar, cansaço, entre outros. A vacina diminui esses sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus, reduzindo idas aos hospitais e exposição ao Covid. Além disso, a imunização traz muitos benefícios como melhor qualidade de vida, prevenção e redução de riscos de complicações associadas a doença.

  • Vacinação contra o Covid-19

No Brasil, está sendo aplicada quatro tipos de vacinas contra o coronavírus: a CoronaVac, a Oxford-AstraZeneca, a Pfizer e a Janssen. Essa última é dose única, porém as demais são aplicadas com duas doses variando o tempo de intervalo entre cada uma delas, conforme abaixo:

CoronaVac – Intervalo de 21 a 28 dias entre as doses;

Oxford-AstraZeneca e Pfizer – Intervalo de 90 dias entre as doses;

Janssen – Dose única.

Os números de abandono da segunda dose vêm crescendo cada vez. Esses dados são preocupantes, pois sem a segunda dose as chances de infecção do coronavírus aumentam. A vacinação completa garante proteção contra o vírus e diminui a probabilidade de casos mais graves da doença, além dos riscos de morte.

A Affix está a todo momento incentivando seus colaboradores, parceiros e clientes a tomar a vacina. Atualmente, em torno de 40% dos colaboradores estão vacinados com a primeira dose. Vacina salva vidas! Não deixe de se vacinar, proteja você e quem você ama!

Compartilhe também: