Números ANS: pandemia mudou o perfil dos brasileiros em relação aos seus desejos

Publicado: 12/07/2021

Fonte: ANS

Crescimento dos números do setor de planos de saúde e odontológico indicam essa mudança

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou os números do setor referente ao mês de maio. Os planos de assistência médica registraram aumento de 154,1 mil beneficiários em um mês e de mais de 1 milhão em um ano, equivalente a 2,77% de crescimento. São 48.137.767 de usuários em planos de saúde e 27.681.068 em planos odontológicos. Esse último teve um crescimento maior em comparação a taxa dos planos de saúde. Em um ano, foi registrado aumento de 2.285.227 de beneficiários que representa 8,26% de crescimento no período.

São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os estados com maior crescimento de beneficiários, tanto na categoria de assistência médica quanto nos planos odontológicos. Com essa marca, o Brasil tem hoje o maior número de usuários de planos de saúde dos últimos cinco anos. Atualmente 24,82% da população brasileira possui plano de assistência médica e 14,27% têm plano odontológico, segundo dados da agência.

Para a ANS, esse aumento dos dados foi impulsionado pelo saldo positivo da criação de empregos formais, nos últimos tempos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os trabalhadores com carteira assinada do setor privado somam 29,6 milhões. Esse número apresenta estabilidade no trimestre.

  • Mudança no perfil

Um levantamento realizado pelo instituto Vox Populi revelou que a pandemia levou o brasileiro a uma mudança no perfil. Ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo da população brasileira, após casa própria e educação. O plano odontológico, que não aparecia na listagem, agora ficou na nona posição.

Esses dados reforçam que o brasileiro passou a valorizar ainda mais o cuidado com a saúde médica e odontológica em meio à pandemia. Em momentos de crise na saúde, a procura por atendimento médico cresce de maneira considerável. Com a sobrecarga do sistema de saúde da rede pública, quem tem um plano de saúde pode recorrer às diversas alternativas da rede privada. Nesse contexto, o plano de saúde mostra-se extremamente importante, oferecendo mais conforto e segurança aos contratantes em um momento tão complicado e tão incerto.

Compartilhe também: