X

Blog Affix

Asma: o que é, causas, sintomas e tratamento

Affix - Temas Saúde - Junho - Asma - Blog

No inverno os sintomas da asma se intensificam, por isso é importante saber quais são esses sintomas e os cuidados para controlar a doença

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, sendo um problema mundial de saúde que afeta cerca de 300 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já no Brasil estima-se que existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, de acordo com o DATASUS (banco de dados do Sistema Único de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde).

Apesar de não ter cura, o asmático pode sim ter uma vida normal. A asma é também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”. Isso porque no frio é comum que as pessoas com asma sofram mais, devido à algumas razões como o ar que fica muito frio e seco, permanência em ambientes fechados, retirar os casacos e cobertores guardados do armário e com isso a alergia aparece.

O dia 21/06 é a data definida pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Controle da Asma. Por isso, a Affix criou esse conteúdo para te explicar o que é a asma, quais as causas, quais são os sintomas, tratamento e como se prevenir da doença.

Leia também: Está com gripe? Saiba os sintomas e como se cuidar

O que é a asma?

A asma é uma doença respiratória crônica onde as vias aéreas, ou seja, as estruturas responsáveis por levar o ar que inalamos para dentro do pulmão, ficam inflamadas e inchadas, por diversos motivos.

Esse inchaço faz com que as vias aéreas se tornem mais estreitas, o que impede que a pessoa respire normalmente, fazendo com que ela tenha que fazer um esforço maior. Eliminar o ar que já foi inalado também é mais difícil para os asmáticos, por isso muitos acabam descrevendo também uma sensação de sufoco.

A asma é mais comum de ser diagnosticada ainda na infância, embora pessoas de todas as idades possam ter tanto a asma como também crises asmáticas. Nos casos mais graves e severos, a asma pode levar ao óbito.

Essa condição, chamada de asma brônquica, também pode fazer com que a pessoa tenha um estilo de vida mais limitado, com a não realização de atividades físicas de alta intensidade, além de insônia constante e alterações na capacidade do pulmão. Ela é chamada assim porque é capaz de afetar os brônquios.

Quais são as causas da asma?

Os asmáticos possuem uma herança dos pais (condição genética) que determina uma reação exagerada a determinados estímulos como poeira, pelos, mudanças de temperatura, alteração emocional, fumaça, mofo, alteração emocional e cheiro forte.

Entender a doença e evitar estes estímulos ajuda muito no bem-estar de quem tem a doença.

Quais são os sintomas?

Além da dificuldade de respirar e de eliminar o ar que está dentro dos pulmões, os asmáticos também apresentam coriza constante, já que, por conta da inflamação, suas vias aéreas acabam por produzir uma quantidade excessiva de muco.

Os sintomas da asma também podem incluir:

– Tosse seca e/ou com produção de muco.

– Sensação de sufoco.

– Chiado ou ruído ao respirar.

– Desconforto no peito: sensação de pressão ou aperto.

– Dificuldade de respirar, com respiração rápida e curta.

– Falta de ar.

– Cansaço excessivo.

– Costelas que se tornam evidentes ao respirar profundamente.

Esses sintomas variam de intensidade de pessoa para pessoa e podem piorar após a realização de uma atividade física, no frio e também durante a noite, fazendo com que o paciente sinta a necessidade de procurar atendimento médico imediato. Dessa forma o tratamento é geralmente individualizado, dependendo de paciente para paciente.

Leia também: Quais os sintomas da dengue e como se proteger da doença

Como é o tratamento?

É importante relembrar que a asma é uma doença variável, ou seja, varia de pessoa para pessoa e ao longo do tempo para o mesmo indivíduo. Por isso, o tratamento da asma deve ser individualizado e orientado pelo seu médico.

O principal tratamento consiste no uso de bombinha que é a maneira que as pessoas chamam todas as medicações inalatórias usadas no tratamento da asma que possui ação rápida. Dentro dele pode vir qualquer tipo de tratamento para a asma, tanto para alívio de crise, quanto para controle da doença.

A maioria dos pacientes com asma são tratados com dois tipos de medicação. Uma que controla a doença, prevenindo o aparecimento dos sintomas e evitando as crises de asma. Já a outra medicação serve para o alívio dos sintomas quando há piora da asma.

O uso da primeira medicação diariamente, aquela que serve para controlar a doença, ajuda na perda futura da capacidade respiratória e pode até diminuir ou eliminar a necessidade do medicamento diariamente.

Como me prevenir da asma?

Como a doença é genética, as medidas de prevenção consistem em evitar alguns gatilhos que desencadeiam as crises asmáticas, conforme citado nas causas da doença, e adotar medidas simples como:

– deixar o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado.

– limpeza diária dos ambientes com aspirador e pano úmido, sem produtos com cheiro forte.

– não usar vassouras, pois espalham a poeira fina.

– retirar tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, enfim, tudo que facilite o acúmulo de pó.

– encapar colchões e travesseiros com tecido específico, para criar uma barreira física contra o pó e o ácaro.

– evitar animais dentro de casa.

As atividades físicas são recomendadas, porém de maneira ponderada e sempre avaliando com o seu médico. Afinal, os esportes são altamente recomendados para o fortalecimento do sistema respiratório.

De um modo geral, a vida de uma pessoa com asma não tem grandes diferenças em relação a de uma pessoa que não possui a doença, principalmente quando se presta a devida atenção nos sintomas e nas técnica de prevenção.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!

A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por três anos consecutivos (2019, 2020 e 2021), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Com apenas 9 anos de atuação, estamos em 20 regiões do país e temos parceria com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.