X

Blog Affix

Dengue: como identificar os sintomas e se prevenir nesse verão

No verão, os casos de dengue costumam a aumentar. Saiba identificar os sintomas e se prevenir da doença

Os sintomas da dengue podem se confundir com uma gripe forte. Dores de cabeça, febre alta, fraqueza e dores no corpo são alguns sintomas. Por isso, é comum suspeitarmos de outras doenças, como o próprio coronavírus. Entretanto, a dengue pode se apresentar de forma grave, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido ou que já tiveram a doença.

A melhor maneira de se proteger da dengue é evitar o mosquito transmissor Aedes aegypti e procurar atendimento médico imediatamente se suspeitar que tem a doença. Por isso, a Affix trouxe esse conteúdo para você! Entenda melhor sobre a doença, quais os sintomas e como se proteger da dengue.

Leia também: Saiba quais são as diferenças entre covid e gripe

Sobre a doença

A dengue é uma doença viral transmitida por um mosquito conhecido como Aedes aegypti. Ele é pequeno, tem o corpo marrom, uma faixa curva branca em cada um dos lados do tórax e suas patas apresentam listras brancas.

Sua proliferação acontece geralmente durante os períodos chuvosos, como agora no verão, e o vírus não é transmitido de pessoa para pessoa. Ou seja, não há risco de transmissão por contato direto entre as pessoas ou por troca de água e alimentos.

Quais os sintomas da dengue mais comuns?

A dengue pode ser uma doença assintomática (não apresentar sintomas) para a maioria das pessoas infectadas. Para outros, no entanto, ela pode se manifestar de forma leve ou mais grave, sendo o primeiro sintoma mais comum da doença a febre alta. Em casos graves, pode levar a complicações como choque e, até mesmo, a morte.

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta de 39º a 40ºC.
  • Dores musculares no corpo, articulações e/ou atrás dos olhos.
  • Fraqueza e mal-estar.
  • Dor de cabeça.
  • Falta de apetite e perda de paladar.
  • Náuseas, vômitos e diarreia.
  • Manchas vermelhas ou erupções cutâneas no corpo.

Em geral, todos os sintomas da dengue costumam desaparecer no período de 3 a 7 dias, com exceção da fraqueza que pode durar algumas semanas.

Leia também: Diga não ao assédio: por um carnaval com respeito!

Dengue hemorrágica

Além dos sintomas comuns citados, a doença também tem alguns sinais de alarme que indicam risco para quadros mais graves, conhecida como dengue hemorrágica:

  • Sonolência, depressão, coma, psicose, demência, amnésia, delírio.
  • Sintomas cardiorrespiratórios.
  • Insuficiência hepática.
  • Hemorragia digestiva.
  • Dor abdominal intensa.
  • Sangramento das mucosas (principalmente gengivas e nariz).

Como é feito o diagnóstico e tratamento da dengue?

Diante de qualquer um dos sintomas ou suspeita da doença, procure atendimento médico imediatamente para receber o diagnóstico e tratamento adequado. O diagnóstico é feito através da avaliação médica dos sintomas da dengue junto com exames laboratoriais, principalmente o exame de sangue que ajuda a detectar anticorpos.

Já o tratamento da dengue consiste em medicações que diminuem os sintomas que a doença causa, sempre prescritos por um médico. Além disso, é recomendado beber bastante líquidos para evitar a desidratação.

Em janeiro, o Ministério da Saúde anunciou uma estratégia de vacinação contra a dengue. O governo aplicará a vacina no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Você pode conferir a lista das regiões clicando aqui. Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos e o esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Como se proteger da dengue?

Dengue - prevenção

A melhor maneira de se proteger da dengue é evitando o mosquito transmissor. Por isso, cada um de nós tem a responsabilidade de atuar na prevenção da doença como atitudes simples:

  • Eliminar focos de água parada ao redor da casa e do jardim.
  • Evitar a picada do mosquito utilizando, por exemplo, repelentes e telas de proteção nas janelas e portas.
  • Evitar locais com grande concentração de mosquitos ou com surto da doença.
  • Optar por utilizar calças e blusas de mangas compridas caso precise ir até esses locais.

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais! Ou clique aqui e confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!