X

Blog Affix

Por que realizar exames de rotina?

Affix Blog - Exames de Rotina

Os exames de rotina podem ajudar a detectar os problemas antes mesmo que eles apareçam. Faça agora mesmo um check-up médico!

O seu check-up médico está em dia? Procurar atendimento médico apenas quando surgem os sintomas não é o melhor caminho. Os exames de rotina podem ajudar a detectar problemas de saúde antes mesmo que eles se manifestem ou, pior, se tornem mais graves.

Quando identificadas cedo, muitas doenças, como o câncer, têm melhores taxas de tratamento e recuperação. Você sabia que, quando diagnosticado em fase inicial, o câncer de mama apresenta taxas de cura de até 95%? Ao realizar exames preventivos, você ganha a certeza de que está fazendo tudo ao seu alcance para cuidar de sua saúde, ou, se algo for detectado, que está tomando as medidas necessárias para enfrentá-lo.

Neste mês de outubro, a Affix reforça a importância de você não deixar a sua saúde em segundo plano. Continue lendo esse conteúdo e confira dicas para aproveitar seus exames, como também 7 exames de rotinas recomendados.

Dicas para aproveitar melhor os seus exames

  • Relate todos os sintomas ao seu médico para que ele possa avaliar o melhor tratamento, assim como o exame mais indicado.
  • Para realizar exames e procedimentos, você receberá do médico ou da clínica uma guia de solicitação. Confirme todos os seus dados e assine a guia uma única Certifique-se de que o serviço que consta no documento foi o que você utilizou e jamais assine uma guia em branco.
  • No retorno à consulta, traga consigo o resultado dos seus exames, até mesmo os realizados em outra oportunidade. Os exames de rotina possuem prazo alongado, sendo desnecessário repeti-los em um curto espaço de tempo.
  • Sempre que fizer exames, retire-os do laboratório e leve-os ao seu médico para dar continuidade ao tratamento. Nunca deixe seus exames no consultório médico ou laboratório.
  • Se consultar outro profissional, apresente os resultados anteriores para não precisar repetir os exames.
  • Se não puder comparecer ao exame, cancele com antecedência.

Leia também: Outubro Rosa: o que é o câncer de mama?

7 exames de rotina recomendados

Normalmente, exames de rotina são recomendados pelo médico conforme o estado geral de saúde e a idade do paciente. No entanto, existem alguns procedimentos básicos, que são indicados para serem realizados em diferentes fases da vida. Confira a seguir:

1 – Exame de sangue: também conhecido como hemograma, é um dos procedimentos de rotina mais importantes e permite avaliar aspectos básicos da sua saúde. Também pode indicar a necessidade de fazer análises mais específicas para investigar outras condições.

2 – Exames de urina: importante para avaliar o estado fisiológico do organismo. Pode detectar infecção urinária, problema comum com mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil.

3 – Exames de fezes: servem para diagnosticar problemas digestivos como infecções, além de intolerâncias e alergias alimentares. Também podem identificar presença de parasitas e analisar suspeitas de tumores no cólon e reto.

4 – Colesterol: serve para avaliar o perfil lipídico do paciente e ajudar a descobrir se há ou não riscos para o desenvolvimento de diversos problemas como doenças cardiovasculares, risco de acidentes vasculares cerebrais, entre outros.

5 – Glicemia: são exames que servem para avaliar o nível de glicose (açúcar) no sangue. É um procedimento indicado para diagnosticar diabetes.

6 – Hormônios da tireoide: teste realizado através da coleta do sangue que avalia os níveis de hormônios da tireoide. A análise ajuda a identificar a presença de doenças que podem afetar o funcionamento dessa glândula que desempenha funções vitais no organismo.

7 – Pressão Arterial: medida de prevenção importante que detecta alterações na pressão sanguínea e pode diagnosticar doenças como a hipertensão arterial (pressão alta).

Leia também: Saúde feminina: a importância dos exames de rotina!

Por que utilizar o plano de forma consciente?

Use o plano de saúde com responsabilidade. Você ajuda a garantir que outras pessoas possam ter acesso aos serviços que necessitam. Isso contribui para que aqueles que realmente precisam do atendimento sejam atendidos.

Além disso, você se protege contra tentativas de golpes e fraudes em seu nome. Dessa forma, ajuda a garantir a sua própria saúde e bem-estar. Com as dicas que separamos, você também pode evitar procedimentos desnecessários, incentivando uma abordagem mais cuidadosa. E, claro, fica informado em relação à sua saúde e tratamento médico.