X

Blog Affix

O que é o Maio Amarelo?

Affix Blog - Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo

Todos os anos, em nível global, 1,35 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito, segundo a Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), junto à Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha Maio Amarelo visa conscientizar a sociedade para esse alto índice de mortes e feridos no trânsito.

No Brasil, em 2021, foram contabilizadas 11.647 mortes no trânsito, ou seja, 32 pessoas perderam a vida em acidentes no país diariamente. O número de acidentes registrados foi de 632.764, de acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura.

Por que maio e por que a cor amarelo?

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países em 2009. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito.

Já a cor amarela simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma, o Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito. A campanha Maio Amarelo também é uma iniciativa que visa promover uma discussão sobre as boas ações no trânsito, com o intuito de diminuir os acidentes.

Quais atitudes podemos ter no trânsito?

  • Pense sempre no coletivo. No trânsito as suas ações impactam e influenciam na vida dos demais.
  • Esteja muito bem descansado antes de dirigir, principalmente se for pegar a estrada.
  • Faça revisões e manutenções constantemente no carro.
  • Mantenha as duas mãos no volante ao dirigir.
  • Use o cinto de segurança, ele salva vidas.
  • Não use o celular enquanto dirige, evitando qualquer tipo de distração.
  • Respeite os limites de velocidade.
  • Transporte as crianças em cadeirinhas adequadas à idade.
  • Respeite o pedestre.
  • Motociclistas são mais frágeis no trânsito. Use capacete.

Perceber o risco é proteger a sua vida, do próximo e das pessoas que você ama! Juntos salvamos vidas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com dicas para você cuidar da sua saúde!