X

Blog Affix

Dia Nacional da Saúde: você tem cuidado da sua?

Affix---Blog---Ago---Dia-Nacional-da-Saúde

O Dia Nacional da Saúde é um convite para refletir sobre como cuidar da sua saúde e como ela é capaz de tornar a vida mais tranquila e feliz

Dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data é um convite para refletir como estamos cuidando da saúde e como ela é capaz de tornar a vida mais tranquila e feliz, com qualidade e longevidade.

Resultado de um equilíbrio físico, mental e social, a saúde é uma conquista diária a partir de diversos fatores, como uma alimentação equilibrada, uma boa noite de descanso, momentos de lazer e atividade física. E aí, como você tem cuidado da sua saúde?

Importância do Dia Nacional da Saúde

Ser saudável não significa apenas estar livre de enfermidades, como alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). A saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidade.

Mas o que seria essa saúde física, mental e social?

Affix-Blog---Tipos-de-Saúde---08-22

Saúde Física

O bem-estar físico se refere às condições do nosso corpo e está relacionado à capacidade física, disposição, nutrição e autoestima. Pode ser desenvolvido através da combinação dos benefícios das atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.

Uma infância saudável, genética e condições de trabalho, são algumas das coisas que também influenciam na saúde física. Se acontecer de ficar doente, a pessoa que está em uma boa condição de saúde física vai reagir de uma maneira diferente daquela que não está.

De acordo com o IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens, esse número sobe para assustadores 84%. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial dos países mais sedentários.

O sedentarismo é um fator de risco para o surgimento de várias doenças, entre elas as cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo.

Veja algumas dicas simples que você já pode começar a adotar:

  • Pratique 30 minutos de caminhada por dia.
  • Pegue a escada ao invés do elevador.
  • Faça algum esporte que você goste.
  • Procure fazer passeios ao ar livre.
  • Se puder ir andando ao invés de ir de carro, opte pela primeira opção.

Leia também: Hipertensão Arterial – o que é, causas, sintomas e fatores de risco

Saúde Mental

A saúde mental é o equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida. Diante disso, é fundamental reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há uma definição oficial para saúde mental, isso acontece pois ela é subjetiva e está ligada à percepção que cada indivíduo tem da sua própria realidade. Mas, de toda forma, ela está relacionada ao bem-estar emocional e ao equilíbrio psicológico.

O ser humano precisa estar em movimento, por isso listamos algumas dicas de como você pode cuidar da sua saúde mental:

  • Tenha momentos dedicados às pessoas queridas.
  • Priorize o seu sono.
  • Reserve um tempo para o lazer.
  • Tenha uma rotina organizada.
  • Permita-se sentir seus sentimentos.

Saúde Social

A saúde social é relacionada com a capacidade do indivíduo interagir com outros e conseguir prosperar em ambientes sociais. Ela está ligada à manutenção de uma relação saudável nos relacionamentos com a família, amigos, colegas, ambiente de trabalho e a comunidade.

O ser humano é um ser social que tem a necessidade de apoio, reconhecimento e estima dos outros. As redes de apoio são fundamentais para manter a saúde equilibrada. Procure estar próximo das pessoas, colocando o papo em dia com as pessoas que você gosta e se sente bem. Priorizar esses momentos de descontração são muito importantes para você!

Leia também: Dia Mundial da Saúde – a Affix te incentiva a adotar novos hábitos!

Vacinação

A vacinação é uma das principais formas de prevenir doenças e estar com a saúde em dia. Atualmente, há duas campanhas de vacinação no Brasil: contra a gripe e contra o Covid-19.

Pessoas, a partir de 6 meses de idade, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, ainda podem se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. A vacina é segura e evita casos graves e óbitos por gripe.

E, se você ainda não tomou a dose de reforço contra o Covid-19, aproveite para colocar a vacinação em dia! Estudos do Ministério da Saúde indicam que o calendário vacinal completo aumenta em mais de cinco vezes a imunidade contra a doença.

Procure um posto de saúde mais próximo de sua casa e vacine-se!

Conte com a Affix para cuidar da sua saúde

Nós nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Faça agora mesmo uma cotação conosco clicando no botão abaixo.

A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por quatro anos consecutivos (2019, 2020, 2021 e 2022), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Com apenas 9 anos de atuação, estamos em 20 regiões do país e temos parceria com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.