Campanha Outubro Rosa: saiba mais sobre esse assunto!

Publicado: 04/10/2021

Fonte: Site da Empresa

A campanha tem como intenção alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. A campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

  • Câncer de Mama

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país, segundo o INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, mas a maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

  • Diagnóstico

Diagnosticar a doença precocemente aumenta significantemente as chances de tratamento. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é essencial, sendo o principal método para o rastreamento da doença. A mobilização do Outubro Rosa visa ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.

  • Sinais e sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, sendo a principal manifestação da doença;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer. É importante que as mulheres observem suas mamas e caso haja sinta alterações, devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica. A Affix apoia essa campanha e encoraja você, mulher, realizar os seus exames. Se precisar, saiba que sempre tem Affix com você!

Compartilhe também: